Planeta Saudável

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS
[carregando]

   Os professores e alunos da Escola Municipal de Período Integral Irmã Maria Tambosi estão desenvolvendo um projeto interdisciplinar envolvendo questões ambientais. O desenvolvimento desse projeto tem como princípio básico a conscientização sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação. As ações estão voltadas para a percepção da realidade ambiental, social, econômica, cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes.
    Durante a execução do projeto os alunos desenvolvem trabalho pedagógico voltado às questões ambientais onde são realizadas de maneira interdisciplinar, várias ações envolvendo toda a comunidade escolar. Foram várias as ações já realizadas, tais como palestra com especialistas sobre a temática ambiental, apresentação de vídeos e documentários, mobilização no centro da cidade com distribuição de mudas de árvores nativas, confecção de animais a partir de materiais recicláveis, confecção de jogos didáticos e brinquedos com materiais recicláveis, discussão e elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio, partindo das situações do cotidiano da criança, pesquisa de campo e bibliográfica, produção e apresentação teatral, apresentação musical.
    Já é possível perceber nos alunos mudança de atitudes no espaço escolar em relação ao meio em que estão inseridos. Ha uma preocupação quanto à limpeza e organização das salas e demais ambiente da escola.  Também se percebe atitudes relacionadas à água, onde eles se mostram preocupados com o uso exagerado da mesma, atitudes em relação ao solo e ao lixo, onde estes se mostram interessados em separar o lixo de casa, selecionando-os de forma adequada. Eles estão percebendo, por exemplo, nas aulas de artesanato, onde reutilizam materiais, que nem tudo é lixo e que muitos materiais podem ser reutilizados ou reciclados. Alunos, professores, coordenação e pais participam de maneira significativa em todas as ações realizadas.
    O projeto está em desenvolvimento e outras ações ainda serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo, tais como, escolha de uma mascote para ser a representante do meio ambiente na escola, desfile de roupas confeccionadas por pais, alunos e professores a partir de materiais recicláveis, plantio de mudas de árvores nativas, jardinagem, construção de horta e jardim suspenso, entre outras.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

Publicado em 21.06.2013.
Voltar
. .
.

Home | A Empresa | Produtos | Blog | Notícias | Planeta Saudável |Espaço do Professor |Downloads | Fale Conosco
Termo de Uso e Política de Privacidade

Editora Amigos da Natureza - Fone (45) 3254-7631
Desenvolvido por Vetor Design