Planeta Saudável

COM A FORÇA DOS VENTOS A GENTE VAI MAIS LONGE
[carregando]

Professor Orientador: Fernando Furlan

Alunos 6° ano: Camila Troes Resmini
Eloá Vitória Savegnago Mainardi
Juliano Quatrin Nunes

 

 

 

 

Cecília Meireles - Rua 01 de Janeiro, 679/ Fone:  (44) 3649 - 3432.
Site:  www.ceciliameireles.com
E-mail: secretaria@ceciliameireles.com


Introdução
O consumo de energia elétrica pela sociedade aumenta gradativamente, e com isso é preciso buscar novas formas de geração de energia. Uma maneira encontrada para suprir parte dessa necessidade é a criação de turbinas eólicas que contribuem para diversos níveis de demanda, sendo considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades.

Objetivos
Aproveitar a energia eólica capaz de transformar a energia mecânica em elétrica, e a capacidade de fornecer energia para pequenas propriedades rurais na região sul do Brasil não necessitando grandes investimentos.

Material e Metodologia
Utilizou-se 2 placas de isopor que serviram como base para a maquete, além de palitos de picolé, arame, tinta de várias cores, motor de DVD, soldador, estanho, cola quente, espuma, fita crepe, papel camurça, fios de cobre, luz de LED uma bateria e brinquedos. Foi construído um moinho de vento multi-lâmina muito utilizado na década de 80 em fazendas para bombear água (Figura 1). A instalação elétrica foi feita antes da montagem da maquete (Figura 2).

Resultados e Discussão
Com a construção de uma torre de moinho multi-lâminas, foi possível demostrar que este pode ser adaptado e utilizado para fornecer energia para uma propriedade rural, ocupando pouco espaço sendo introduzido nas áreas agrícolas ou em áreas destinadas a pecuária (Figura 3).

O vento captado pelo moinho é capaz de gerar energia e esta pode ser armazenada em baterias para utilizar quando não houver vento.
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fonte totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente, sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia, sendo inesgotável e que causa pouquíssimo impacto ao ambiente.

Conclusão
O funcionamento da energia eólica é basicamente, a captação da energia dos ventos, com o uso de hélices, que movimentam um eixo, e por meio de um gerador essa energia mecânica é transformada em energia elétrica.

Publicado em 14.02.2014.
Voltar
. .
.

Home | A Empresa | Produtos | Blog | Notícias | Planeta Saudável |Espaço do Professor |Downloads | Fale Conosco
Termo de Uso e Política de Privacidade

Editora Amigos da Natureza - Fone (45) 3254-7631
Desenvolvido por Vetor Design